domingo, 30 de outubro de 2011

Dojo Kun


O mestre Gichin Funakoshi desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karatê, incluindo na filosofia dessa arte marcial o bushido, o código de honra dos samurais. Ele também dava ênfase aos aspectos psicológicos da prática, para que o praticante melhorasse sua concentração e tivesse mais controle sobre suas emoções.
Como explicado no post de terça, 28/08, ele criou o Niju Kun e o Dojo Kun. O primeiro são os ensinamentos do mestre Funakoshi e o segundo são os mandamentos para o local onde se pratica karatê. Em ambos, sempre se começa a leitura pela palavra hitotsu, que é a forma que os japoneses dizem “sempre”. Isso porque Funakoshi acreditava que nenhum ensinamento ou mandamento é mais importante que o outro.



Em cada mandamento do Dojo Kun há todo um significado e aprendizados que devemos levar para além do Dojo.

Esforçar-Se Para A Formação Do Caráter

Os meios para praticar o karatê é mais que somente físico. Todos os praticantes devem ter consciência da importância da construção de um caráter saudável por meio da disciplina e treinamento rigoroso. O aperfeiçoamento das técnicas por repetição leva ao aprendizado da persistência.

Fidelidade Ao Verdadeiro Caminho Da Razão

Ser fiel é uma tradição samurai e uma das marcas do bushido (caminho do guerreiro). O Karateca deve se mostrar fiel aos ensinamentos, regras e exigências da arte marcial.

Criar O Intuito De Esforço

Sem o esforço não se consegue nada no karatê. Na verdade, em todas as áreas da vida o êxito não é possível sem esforço árduo e sacrifício da parte do profissional. O esforço deve ser de sincero.

Respeito Acima De Tudo

O respeito com os outros é tradição importante dos japoneses. O mestre Funakoshi enfatizava que o karate começa e termina com saudação. Isso demonstra a etiqueta presente na arte marcial, para o mestre sem cortesia não havia um dojo verdadeiro. Você deve mostrar respeito em tudo que faz e em toda parte toda que você vai.

Conter O Espírito De Agressão Destrutiva

Um verdadeiro karateca é uma pessoa com um espírito competitivo, de grande força de vontade, feroz. É injusto usar seus conhecimentos de luta contra uma pessoa inexperiente. Na verdade, o espírito guerreiro do karateca é uma qualidade que deve ser usada para a justiça e para o bem. Não se deve testar suas capacidades na rua, ou então essa qualidade se tornará um defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário